fbpx

Maha Lilah Casa 64 - Prakriti-Loka - Mundo Fenomênico

Nickson Gabriel

Prakriti é o mundo dos fenômenos, composto por terra, água, fogo, ar e éter. Mente, intelecto e ego também fazem parte deste plano.

Prakriti representa a origem, o modelo ou matriz primordial, a partir da qual tudo é criado. Ela contém em si o elemento essencial da criação.

O ser individual surge quando o processo de manifestação se completa e, a partir daí, ocorre um processo inverso: o desejo de retornar à Fonte criadora.

Depois de atravessar os sete planos da existência, você ganhou experiência suficiente e detém uma nova visão. Você já é capaz de enxergar o que está por trás do mundo da forma e dos objetos dos sentidos.

Nesta casa, o convite é para enxergar a vida além dos sentidos e do jogo de Mahamaya, a grande ilusão cósmica.

Beto Mancini

Você conseguiu se conectar com o Plano Divino, pois em seu íntimo já não há mais conflitos e confrontos neste momento.

Você se auto aceitou como é, você não tem mais nada que esconder dos outros, você está transparente e o Divino (Amor e Paz) em você te acolhe com felicidade tranquila, força e energia vital.

Sem medo de ser feliz e viver em paz são atributos da auto aceitação. Siga o seu caminho e deixe quem quiser falar, está na hora da Consciência Plena chegar, troque os desejos do ego pelas convicções da alma e viva seu Plano Divino aqui na Terra.

Taokopelli

Fenômenos são voláteis, impermanentes. Vão passar.

Segundo Kant em seu livro “Crítica da Razão Pura”, os Fenômenos constituem o mundo como nós o experimentamos (um feito mental), ao contrário do mundo como existe (objetos físicos) independentemente de nossas experiências.

Já para a Inhana Yoga, Fenômenos, sejam os físicos (objetos e suas evoluções) quanto os mentais/psicológicos (pensamentos, emoções e sentimentos), existem no Tempo: têm um início, um meio e um fim. Estão sujeitos à mudança, surgem e desaparecem. E mais, surgem ou desparecem sempre na dependência de um outro fenômeno.

Por exemplo, uma árvore, como um fenômeno, não passa a existir sozinha. Ela vem de uma semente, de água e calor disponíveis, etc. E assim como ela depende de outros fenômenos para existir, também depende de outros fenômenos para deixar de existir, como um incêndio na floresta ou a sua derrubada por um lenhador.

Em outras palavras, nenhum fenômeno pode surgir ou existir, e passar ou terminar só por si mesmo. E isso vale para todos. Não há nada no mundo dos fenômenos físicos ou psicológicos que tenha natureza própria ou existência por si próprio. E nada que tenha natureza própria e auto existência poderá ser encontrada no mundo dos fenômenos, dentro dos limites do Tempo.

Esse é o Princípio da Origem Dependente na Inhana Iôga.

Assim, o Caminhante Lilah não deve pensar que algum fenômeno, o EU por exemplo, tenha uma existência absoluta (por si só, independente do resto). É um equívoco.

Harish Johari

64. Prakṛtīloka: mundo natural

Sem a experiência, o conceito fica vazio.

Sem o conceito, a experiência fica cega.

Agora me aproximo do conceito após viver a experiência e compreendo que a fonte de todos os fenômenos é Brahman, o Absoluto onipresente.

plugins premium WordPress