fbpx

Maha Lilah Casa 5 - Bhu-Loka - Plano Físico

Nickson Gabriel

Bhu-loka é a sede do chakra básico, portanto, incorpora seus atributos. Esta é a sede da energia sexual e de suas distorções. A luxúria nasce aqui, porém se faz presente em todo o jogo, já que a sexualidade está na base da estrutura da personalidade. Quando a energia sexual, que deveria servir ao amor, é distorcida e passa a servir ao ódio, surge a luxúria. Atuamos na luxúria quando usamos a nossa energia sexual para dominar e obter poder sobre o outro.

Estando desconectados do amor e do prazer original, o êxtase divino, acabamos nos deixando seduzir pela luxúria e seus pratos fáceis e saborosos.

É neste ponto que a energia sexual casa com o sofrimento.

A luxúria é mãe da voracidade, das compulsões e da preguiça. Muitas vezes ela se manifesta através de um prazer que sentimos ao imaginar determinadas situações fantasiosas, não somente no que diz respeito ao sexo. Por exemplo, você sente prazer imaginando ser uma pessoa muito bem sucedida, famosa e adorada por todos. Essa fantasia lhe traz prazer, mas você não usa a sua energia para, de fato, realizá-la. O que você faz é distrair-se e desvitalizar-se com essa imaginação, mas quando essa energia é trabalhada e canalizada de forma positiva, você se torna um realizador. A luxúria, quando purificada e reconvertida, transforma-se em devoção.

E a devoção (casa 54, Bhakti-loka) é o caminho mais rápido para a iluminação espiritual (casa 68, Vaikuntha-loka, Consciência Cósmica).

Beto Mancini

Aqui é a conclusão da formação inicial de um corpo, com seus 5 sentidos de percepção (visão, audição, olfato, paladar e tato) e seus 5 órgãos de ação (mãos, pés, ânus, genital e voz).

Vindo das primeiras casas deste plano indica que você precisa compreender o funcionamento do seu próprio corpo físico e viver em conformidade com aquilo que já é: o elemento atribuído é o SOM ou ENERGIA DA VIDA.

O som é sinônimo de corpo em funcionamento desde que o coração começa a pulsar em nós. O SOM é que traz sentido nas nossas percepções, a  comunicação verbal é nossa maior ferramenta de ação na matéria. O SOM é o quinto elemento que anima os outros quatro.

Taokopelli

A base física suporta o todo: terrenal, sensual e espiritual.

Essa é a Casa central da Primeira Estação, onde está o Chakra Raiz. Bhu significa terra, a base de apoio, e Loka, significa plano, o lugar no qual se encontra. Juntos remetem ao Plano Físico e aos fundamentos do EU.

Do lado esquerdo compreende: Gênesis, Ilusão, Raiva e Ganância; e do lado direito: Delusão, Vaidade, Avareza e Desejos.

Nesse plano, o caminhante se concentra em coisas físicas, como dinheiro, bens materiais, comida e força. Seu entretenimento envolve movimentos corporais, esportes de contato e competitivos.

É também o plano inicial que armazena a energia da Vida (Kundalini) que os Yogis treinam para se elevar a planos superiores. É, ainda, a base da “espinha dorsal” do tabuleiro.

Esses lokas marcam a evolução da Consciência do Caminhante Lila, cada um alinhado com seu chakra correspondente.

Sem o cumprimento correto desse primeiro plano, a realização nos demais planos é impossível, daí a existência de sete das dez caudas de serpentes do tabuleiro estarem nessa estação, as quais retornam o caminhante inúmeras vezes para cá.

Harish Johari

5. Bhuḥ: corpo físico

Fui pego pela vibração mais baixa de mim mesmo.

Meu único tema é a realização material: meu conforto, minha sexualidade, minha alimentação, minha vontade de satisfazer os sentidos.

Mas isso é tão fugaz que devo repetir tudo de novo e de novo!

plugins premium WordPress