Aqui está a espada da Purificação que leva você diretamente para a casa 23 – Swarga-loka, o Plano Celestial.
A Purificação é o que promove a transição do medo em confiança e acontece de forma natural. A própria vida proporciona eventos que ativam suas feridas de forma que possam ser purificadas.
Esta não é uma casa agradável de estar. A Purificação pode ser bastante desconfortável já que funciona como um processo de desintoxicação e exige mudança de hábitos e padrões. É como se algo estivesse morrendo dentro de você e, se estiver identificado (a) com isso, inevitavelmente, você sofrerá a dor do apego.
Encarar a Purificação conscientemente, como uma desintoxicação necessária e benéfica, faz com que o processo se torne mais fácil. É preciso estar consciente de que tudo isso é para o seu bem. Sem essa consciência, você poder ser tragado (a) pelo medo e pelo desespero, o que atrapalha e atrasa o processo.
Shuddhi, normalmente, manifesta-se como uma crise, uma perda ou uma doença. É algo que chacoalha e coloca você em movimento. É como uma pedra que cai na água parada. Onde existia a estagnação, a paralisia, a vida traz esses elementos de choque para você criar coragem e sair de onde está, que provavelmente é uma zona de conforto, para onde haja possibilidade de crescimento.
A natureza do jogo é crescimento, expansão e a Purificação é um instrumento do jogo.
A paralisação é um estado de dormência dos seus talentos, é quando seu poder pessoal está apagado e, portanto, não existe energia. Ao cair nesta casa, você pode estar se sentindo desvitalizado, desanimado, deprimido. Normalmente está fazendo uso de amortecedores da consciência para não sentir a dor que está por trás da paralisia.
Por isso, um dos cômodos da casa da Purificação é a tapasya, a austeridade. É um instrumento que pode acelerar e facilitar o processo. Vamos supor que você use a comida para amortecer seus sentimentos. Você acaba comendo demais e isso faz com que não encontre energia para se mover. Nesse caso, a tapasya seria deixar de consumir aquela coisa que gera voracidade.
Talvez parar de comer açúcar por algum tempo, talvez acordar mais cedo, usar menos o celular ou até mesmo, finalizar um projeto que está guardado na gaveta. Se você for workaholic, a austeridade poderia ser trabalhar menos e se j permitir relaxar mais.
Para cada jogador(a), o trabalho é diferente.
Você está sabendo cuidar de si, está usando o que a vida lhe deu de uma maneira correta, está sendo inteligente, racional, responsável e comprometido com sua história, se purificou dos seus temores e trilhou o caminho da autoconfiança, então suba para Casa 23 Autoconfiança.
Deixar para trás o que já foi útil, abre espaço para as coisas novas.
Ao acabar a travessia das Casas da Primeira Estação e ascender a um novo patamar, o Jogo da Vida propõe um momento de purificação. Ele tem a finalidade de recuperar e recompor as forças do Caminhante Lilah, pois ocorre muito desgaste na passagem pelas emoções fundamentais do primeiro chakra.
Purificar-se não é apenas desvencilhar-se de algo negativo, que possa envenenar. Também é preciso entender a purificação como um processo de deixar para trás coisas positivas que já foram úteis, mas que não são mais necessárias.
Nosso corpo cuida automaticamente de sua purificação física — pela respiração, eliminando dejetos, filtrando o sangue — para deixá-lo apto a continuar sua jornada.
Cabe a cada um cuidar da higiene externa do corpo e expandir também esses benefícios de limpeza para o espaço externo próximo (como a manutenção de sua moradia, desacumulando objetos), para o meio ambiente (com as práticas sustentáveis de uso e consumo) e para os níveis mentais e psíquicos, como o desapego a paixões, a liberação dos pensamentos destrutivos e o enfrentamento dos medos.
Abre-se, assim, espaço para a chegada do novo e da evolução pessoal.
Tão bom é esse processo de purificação que nessa Casa está a base da primeira flecha do jogo, a qual dá ao Caminhante Lilah a oportunidade de transcender todos os problemas do segundo chakra para chegar à Casa 23 (Plano Celestial: SWARGA-LOKA) na Estação seguinte.
10. Tapaḥ: purificação
Quero me purificar e consigo isso alterando o comportamento de meus órgãos dos sentidos.
Aos poucos, percebo um aumento de nível vibracional que faz minha energia ascender.
Fazer um esforço sobre si próprio para purificar-se é a primeira escada do jogo, que nos dá a oportunidade de transcender os apegos vinculados à primeira fileira.