Esta é a casa da amizade e dos aliados. Você cria amizades e vínculos verdadeiros quando pode ser autêntico (a). A amizade verdadeira é aquela que lhe permite ser quem é, quando pode se revelar para o outro sem medo.
As boas companhias são aquelas que apoiam você para seguir o caminho do coração, o Dharma, o fluxo da vida. Elas lhe dão força para fazer o que precisa ser feito. Esta casa também tem relação com seus guias e mestres, com quem você pode contar para conduzi-lo na jornada.
Uma chave para ativar a força das boas companhias é aprender a pedir ajuda. Aqui entra também o poder da oração sincera. A compaixão está sempre disponível, mas é preciso abrir a porta. Lembre-se de que você não está sozinho(a).
Este sentimento de afinidade e bem-estar que chamamos de amizade necessita de 5 qualidades para ser real: Admiração, Respeito, Confiança, Honestidade e Solidariedade.
Você está sendo amigo sincero e verdadeiro e com isso, atrairá a atenção de amigos verdadeiros e sinceros que te ajudarão a crescer no jogo da vida.
A amizade é um tesouro que não se deteriora com o tempo.
Na amizade sincera e fraterna todos crescem e se desenvolvem no apoio mútuo.
Boas companhias atenuam os caminhos.
Quando os ensinamentos de Sidarta Gautama, o Buda, tiverem sido esquecidos neste mundo, o renovador dessa filosofia não será um indivíduo, mas sim uma sociedade, um grupo de pessoas não necessariamente budistas, formado por aqueles que alcançaram a inteligência supra-mental*, ou seja, além do mental.
O Caminhante Lilah alcança aqui a Sangha, grupo de pessoas que trazem Felicidades para muitas pessoas, onde alguns cozinham muito bem e outros cuidam do jardim e cultivam vegetais nutritivos, e alguns cantam ou contam histórias, e quando se juntam são felizes, e isso traz Felicidade ao grupo.
Tais pessoas são de grande benefício, pois das práticas que promovem surge a alegria, a paz e a compreensão que nutre os caminhantes, nutre a Sangha e nutre o mundo.
*Inteligência supra-mental significa a inteligência além do mental. Tem a ver com nossos valores, Virtudes, e com os arquétipos que definem verdade, beleza, amor, justiça, bondade. Uma inteligência mais ligada à intuição do que à razão. Fonte: Termo definido pelo cientista indiano Amit Goswami.
25. Susaṅga: boas companhias
Em boa companhia posso crescer, abandonar velhos padrões e programações de conduta, num clima de confiança e compaixão.
As boas companhias são o lado positivo da minha necessidade de grupo, porque no grupo minha energia se eleva vibrando junto a dos outros que estão buscando a mesma finalidade.